GincaJovem 2017

25 de maio de 2017

No último domingo, 21/05, o Movimento de Jovens com Cristo (MJC) de nossa paróquia promoveu mais uma “GincaJovem”, a gincana anual que já virou tradição no movimento do bairro Milionários. Cerca de 200 pessoas estiveram diretamente envolvidas no evento considerando as equipes participantes e a organização.

“O mais importante da Gincana para nossa paróquia é o auxílio que conseguimos com a arrecadação dos donativos para a Pastoral da Saúde. Há seis anos fazemos essas doações, perguntamos para a Pastoral quais itens eles mais estão precisando e esses itens são pedidos para cada equipe”, explica Jéssica Lopes, analista de sistemas de 25 anos que faz parte do MJC e integrou a comissão de organização do evento. Os produtos são arrecadados pelas equipes em formato de pré-tarefa: cada equipe obtém pontos de acordo com a quantidade arrecadada de cada item.

Organizar um evento desse porte, porém não é simples. A gincana é fruto do esforço de organização de jovens do MJC e casais do Encontro de Casais com Cristo (ECC) que se esmeram no planejamento e execução da competição. “Precisamos criar todas as provas e providenciar todos os materiais para cada uma, por isso desde fevereiro estamos envolvidos nessa proposta. É bastante trabalhoso participar da comissão de organização, mas é bom porque fortalecemos laços de amizade. A comissão ficou bastante unida, o que foi essencial para dar tudo certo. Na Igreja é fundamental ter o foco em Deus, na caridade, que é o que a Gincana proporciona, e ter união, que fez tudo dar certo no dia da competição”, ressalta Jéssica.

Seis equipes concorriam pelos desejados troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar. Após todo um dia de competições a equipe Azul, “Os Patriots” faturaram o primeiro lugar, seguidos da Equipe Verde, “Arqueiros”, e da equipe Laranja, “Os Trumps”. Todas as equipes eram compostas por jovens que integram o MJC e três casais que fazem parte do ECC. “Participar da gincana é sempre muito gratificante, porque todas as vezes em que começa todo mundo está um pouco desanimado, mas na entrega dos kits, que é o grande objetivo, todo mundo se empolga e no dia competição vem o desejo de vencer as provas. No final é a diversão que conta. Para o MJC é importante porque traz a motivação de ajudar o próximo e fortalece a caminhada”, relata Gabriela Ribeiro, dentista de 30 anos que foi campeã com a Equipe Azul. Isabela Gomes, estudante de 21 anos que foi vice-campeã concorda com Gabriela e ressalta que a união da Equipe Verde foi surpreendente durante a participação. Quem endossa essa fala é a integrante da equipe Laranja, Thayná Feliciano, de 19 anos, que ressalta os laços de amizade construídos no contexto da gincana além da solidariedade que extrapola o Movimento e alcança toda a comunidade dos bairros da paróquia, uma vez que boa parte das doações é arrecadada junto a moradores e comerciantes locais.

Membros da Pastoral da Saúde estiveram presentes no evento e agradeceram os jovens pelas doações que já estão sendo usados pelos enfermos assistidos pela Pastoral.

O MJC segue suas atividades que agora vão se concentrar na organização de mais um Encontro de Jovens com Cristo a ser realizado no próximo semestre.

Confira as fotos da “GincaJovem” em nossa galeria.