Uma visita inesperada para Jesus

por Aline Soleane Carmo Braga - Nutricionista

A adoração a Jesus Eucarístico é uma das devoções mais encantadoras de nossa fé. Estar frente à frente com Jesus no pão da vida é uma dádiva mística, é cenário de arrebatamento espiritual. Por isso, a experiência de adoração ao Santíssimo Sacramento foi ocasião de muitos prodígios diante de santas e santos da Igreja. Conhecidos como milagres eucarísticos, esses eventos sempre ocuparam espaço de destaque, tocando as profundezas de nossa fé e causando assombro e glória.

Um grupo de paroquianos de nossa comunidade de fé foi agraciado com uma experiência tocante junto a Jesus Eucarístico. Atuando na organização do Encontro de Casais com Cristo (ECC) de outra paróquia, ao estarem em adoração na capela montada para o Santíssimo Sacramento, partilhavam histórias sobre importantes milagres eucarísticos, meditando sobre a centralidade da Eucaristia na vida de toda a Criação. Na ocasião, partilharam com os presentes a mística do conhecido milagre de Lanciano, a força da pregação de santo Antônio de Pádua, que levou até um burro a adorar Jesus e a força espiritual de Padre Eustáquio, que na ausência constante de fiéis para adorar a Eucaristia, presenciou um cavalo que entrou em uma das igrejas de sua primeira paróquia no Brasil e lá permaneceu, com os olhos fixos no Santíssimo Sacramento.

Imediatamente após a partilha desses milagres entre os presentes uma alegre surpresa aconteceu: um pequeno mico aproximou-se da grade externa à capela, pulando, em seguida, para o basculante da sala, que estava aberto. Lá de cima o animalzinho ficou olhando para Jesus Sacramentado e para os fiéis ali presentes. Foi um momento de muita emoção! A visita do macaquinho, naquele instante, não deixou dúvida em nenhum dos presentes: por meio daquele simples animal que viera visitá-lo, o Senhor estava a dizer que realmente estava ali, vivo e ressuscitado. Os fiéis ali presentes, que até então permaneciam sentados em semicírculo, diante daquele maravilhoso sinal do Céu, aproximaram-se do Altar e, de joelhos, entre lágrimas de alegria, deram graças a Deus por aquela manifestação de sua presença, bondade e misericórdia.

(*) Narra esses fatos o paroquiano Carlos Borgue Baião, que participou da organizou do evento e estava entre os presentes na Adoração, o qual agradecemos pela contribuição e pelo relato.

Aline Soleane Carmo Braga

Nutricionista

Catequista da Pastoral da Crisma e integrante da Pastoral da Comunicação. É pós-graduada em "Diante do Sagrado: mística e espiritualidade para os novos tempos" pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).