Sílvio: o Sacerdote que evangeliza por historinhas

12 de fevereiro de 2018

A história de Padre Silvio

O maior contador de histórias do Barreiro, Padre Silvio nasceu no dia 13 de fevereiro de 1959, na cidade de Iguatama, Minas Gerais. É o caçula de 5 irmãos. Sua mãe gostava de contar histórias da vida do santos de uma forma simples para ele e seus irmãos. Padre Sílvio considera que ela foi a grande influenciadora desse modo criativo e carinhoso que ele possui para evangelizar, porém, houveram também outros incentivos.

Quando criança Padre Sílvio ganhou da diretora do colégio no qual estudava o livro “As cem mais belas histórias da face da Terra”. Esse presente deu o pontapé nos seu gosto por contar historinhas, que se firmou de vez quando ganhou um concurso de reconto ainda no seu 3° ano de escola. Hoje Padre Silvio possui em seu acervo cerca de três mil histórias criadas por ele, todas sobre os acontecimentos da vida, sem deixar de fazer referência ao Evangelho e aos santos.
A caminhada de sua vocação religiosa começou graças a forte influência de um padre na vida de sua família e também do convite de uma, na época, namorada para participar de um grupo de jovens. Ele conta que começou a participar do grupo chamado “Preludium“, na região do Barreiro. Sílvio ainda moço começou a se engajar em trabalhos sociais que o grupo realizava e mesmo trabalhando muito, até nos finais de semana, ele reservava um tempinho para se dedicar a um abrigo, pois, segundo ele, “tudo o que desejamos fazer podemos realizar com o tempo”. Em sua convivência no abrigo, ele começou a perceber que os padres que celebravam naquele local ficavam cada dia mais atarefados e cansados. Ao comentar por brincadeira com a namorada que ela deveria se tornar freira e ele seguir como padre, surpreendentemente, ela admitiu que a possibilidade não era tão absurda, uma vez que havia na região uma escassez de sacerdotes em número e idade ativa. A partir de então o desejo de seguir a vocação sacerdotal se tornou cada dia mais forte em seu coração e em dois anos e meio ele resolveu entrar para o seminário e se tornar padre.
Atualmente, o ”padre das historinhas” ou ”padre do velório”, como é conhecido na região do Barreiro, é muito atuante e bastante querido pelos membros da comunidade. Recebeu com muita alegria o convite do Padre Jorge para atuar na nossa paróquia.

Padre Sílvio é fascinado pela Eucaristia e pela Unção dos Enfermos, pois considera esse sacramento um grande canal da graça de Deus na vida das pessoas. Por fim, ele deixou para cada paroquiano uma mensagem: “É preciso evangelizar em todos os lugares, sobretudo dentro das casas, com as famílias, fazendo com que todos possam tomar gosto pela oração e formar os filhos para que se tornem pessoas de bem e zeladores da família”.