Quem é São Gabriel Passionista?

por Gabriel Victor de Sousa - Agente da Pascom

Pelo nome percebe-se logo que nossa paróquia tem dois padroeiros: São José e São Gabriel. São José é o carpinteiro, descendente de Davi, pai adotivo de Jesus, porém muitas pessoas se perguntam: “quem é esse Gabriel?”. Entre os paroquianos ouve-se com frequência a resposta: “É o Arcanjo.”

Na verdade, São Gabriel Arcanjo não é co-padroeiro de nossa paróquia e sim São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, também conhecido como São Gabriel da Virgem Dolorosa, São Gabriel Passionista ou simplesmente Gabriel Possenti.

A adoção do co-patrono justifica-se pelo fato de que nossa paróquia foi fundada e inicialmente administrada por padres e religiosos da Congregação da Paixão de Jesus Cristo, os Passionistas. Assim, um dos santos da congregação foi incluído entre os padroeiros. Na época essa prática era comum, exemplo disso são outras comunidades da região fundadas pela missão Passionista, como a Paróquia Santa Gemma Galgani e o Santuário São Paulo da Cruz.

Os Passionistas estiveram conosco até 1995, quando nossa paróquia foi entregue aos cuidados dos padres da Arquidiocese de BH. Apesar da saída dos Passionistas, os dois padroeiros foram mantidos.

Temos uma imagem de São Gabriel Passionista?

A Comunidade Matriz possuía uma imagem de São Gabriel Passionista em seu altar, porém após uma grande reforma a imagem foi retirada. A referência ao santo, no entanto, pode ser vista na placa de instalação da Paróquia, que fica na porta principal da Igreja, e contém os seguintes dizeres:

“No dia 13/11/1988 o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte Dom Serafim Fernandes de Araújo instalou a Paróquia São José e São Gabriel da Virgem das Dores e deu posse ao Pe. Paolo Petrica (Passionista) – 1º Vigário.”

O ano de 2018 marcou o 180º aniversário de nascimento de São Gabriel Passionista e também o jubileu de 30 anos de instalação de nossa paróquia. São Gabriel Passionista é considerado patrono da juventude, por isso no referido ano, em missa festiva no dia do santo, a juventude da nossa paróquia foi confiada à intercessão dele.

No ano de 2021 uma nova imagem do santo será entronizada na Comunidade Matriz e a Paróquia vai contar novamente com a representação de seus dois padroeiros.

Vida de São Gabriel da Virgem das Dores

Francesco Possenti nasceu em 01 de março de 1838 em Assis, Itália. De família nobre, ele era um jovem que tinha uma vida muito balada. Estudou em colégio Jesuíta e, dizia aos seus amigos que seria padre após os estudos. Pelo estilo de vida de Francesco, seus amigos não acreditavam que isso se tornaria verdade.

Acometido por uma doença grave, Francesco prometeu que, caso se recuperasse entraria para o seminário. A doença foi curada e o jovem, entretanto, não cumpriu sua promessa. Ao ficar novamente doente, refez a promessa e mais uma vez não a cumpriu. Um dia, porém, ao assistir uma procissão que passava com uma grande imagem de Nossa Senhora, os olhos da Virgem fitaram-no fixamente e ele ouviu as palavras: “Cumpra sua promessa!”. Abalado após o sinal divino, Francesco decidiu cumprir o prometido e, com vinte anos de idade, entrou para o seminário local onde recebeu o nome de irmão Gabriel.

São Gabriel morreu de tuberculose aos 24 anos. Foi canonizado em 1920 pelo Papa Benedito XV como São Gabriel Possenti da Madre Dolorosa. Ele é considerado um dos padroeiros da juventude. Sua festa é comemorada no dia 27 de fevereiro.

Gabriel Victor de Sousa

Agente da Pascom