Quem é São Gabriel?

por Gabriel Victor de Sousa - Menor Assistente Administrativo

Como já sabemos nossa paróquia possui dois patronos: São José e São Gabriel, mas, quem é esse Gabriel? Perguntando a paroquianos ouve-se com frequência a resposta: “É  o Arcanjo.”

Na verdade São Gabriel Arcanjo não é padroeiro de nossa paróquia, e sim São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, também conhecido como São Gabriel da Virgem Dolorosa, ou simplesmente Gabriel Possenti!

A origem em adotar o co-patrono é que nossa paróquia era filiada à Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionista), assim, um dos santos da mesma congregação era incluído entre os padroeiros. Exemplo disso são as paróquias Santa Gemma Galgani,e a Paróquia/Santuário São Paulo da Cruz.

Após a paróquia ser “desfiliada” da Congregação Passionista, continuou-se usando o co-patrono para manter a originalidade do nome de nossa comunidade de fé e para fazer continuar fazendo referência ao santo.
Por que não encontramos referências a São Gabriel em nossa paróquia?

A nossa Matriz possuía uma imagem de São Gabriel Possenti em seu altar, porém, a mesma igreja passou por uma grande reforma e “despoluição” estética de todo o seu interior e a imagem do Santo foi retirada. A referência ao santo, no entanto, pode ser vista ver na placa de inauguração que fica na porta principal da Igreja, a qual cita:

“No dia 13_11_88 o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte Dom Serafim Fernandes de Araújo instalou a Paróquia São José e São Gabriel da Virgem das Dores e deu posse ao Pe. Paolo Petricca (Passionista) – 1º Vigário Doação: Fundição Artística Bergmann”

No ano de 2018, em especial, comemoramos o seu 180º aniversário  de nascimento,  e juntamente com a comemoração dos 30 Anos de nossa paróquia foi celebrada a primeira Missa em sua honra na qual ele foi proclamado patrono da Juventude da Paróquia a ele dedicada.

A ideia foi apresentada aos catequistas, novos e de experiência, em seu curso de formação, e a ideia foi bem aceita. Segundo a catequista de Crisma Ketlen Gonçalves, a iniciativa é incrível e necessária: “Achei a iniciativa de fazer a missa em homenagem ao santo incrível uma vez que a nossa paróquia carrega o seu nome e nunca ouvi ninguém falar sobre ele . A adoção de São Gabriel como padroeiro da juventude vai dar ainda mais força para a juventude que cresce em nossa comunidade pelo fato da vida do santo ser um exemplo a ser seguido pelos jovens de hoje em dia.”

Vida de São Gabriel da Virgem das Dores

Votos Perpétuos de São Gabriel

Francesco Possenti nasceu em 1 de março de 1838 em Assis, Itália. De família nobre, ele era um jovem que tinha uma vida muito balada. Estudou em colégio Jesuíta e, dizia aos seus amigos que seria padre após os estudos. Pelo estilo de vida de Francesco, seus amigos não acreditavam que isso se tornaria verdade.

Acometido por uma doença grave,Francesco prometeu que, caso recuperasse entraria para o seminários. A doença foi curada e o jovem, entretanto, não cumpriu sua promessa. Ele ficou doente novamente, outra vez fez a promessa e não cumpriu. Um dia, porém, ao assistir uma procissão que passava com uma grande imagem de Nossa Senhora, os olhos da Virgem fitaram-no fixamente e ele ouviu as palavras: “Cumpra sua promessa!”.
Abalado após o sinal divino Francesco decidiu cumprir o prometido e, com vinte anos de idade, entrou para o seminário local onde recebeu o nome de irmão Gabriel.

São Gabriel morreu de Tuberculose aos 24 anos. Foi canonizado em 1920 pelo Papa Benedito XV como São Gabriel Possenti da Madre Dolorosa. Ele é considerado um dos padroeiros da juventude, patrono principal da juventude da paróquia e co-padroeiro da mesma. Sua festa é comemorada no dia 27 de fevereiro e será colemorada de forma especial no dia 24 a partir daa 17hrs, com muita música, louvor, pregação e adoração!!

Gabriel Victor de Sousa

Menor Assistente Administrativo