Missa de posse padre Dinamar

Padre Dinamar assume como pároco

25 de setembro de 2019

Foi no domingo, 22 de setembro, às 10h, a missa que marcou oficialmente o início dos trabalhos de padre Dinamar Gomes como pároco da Paróquia São José e São Gabriel Passionista. A missa de início ministerial foi presidida por dom Vicente de Paula Ferreira C.Ss. R., bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), a qual a paróquia integra.

Durante sua homilia, dom Vicente dirigiu ao novo pároco alguns conselhos para a melhor vivência de seu ministério à frente da Paróquia São José e São Gabriel Passionista. Para o bispo, a âncora do ministério como pároco é o Evangelho de Jesus. “O pároco segue primeiramente o Evangelho – doa quem doer -, quando assume uma paróquia. Ele (o pároco) em que ter em mente que deve seguir, acima de tudo o Evangelho”, advertiu dom Vicente.

Dentro da dinâmica do seguimento do Evangelho acima de tudo, o bispo referencial elencou alguns caminhos que devem nortear os trabalhos de um pároco.

– Olhe sempre para Jesus que é o bom pastor.
– Viva uma vida de oração.
Reze bem o sacramento com o povo. Seja um homem que administra bem os sacramentos.
– Não tenha pressa ao sair das missas.
– Reze com o povo (inclusive nas casas).
– Seja um missionário.
– Conte sempre com o auxílio de Nossa Senhora. Quando Jesus estava no alto da cruz, sozinho, sua mãe é quem estava lá.

Sobre o caráter missionário que o padre deve prezar, dom Vicente destacou a importância da comunidade ajudar neste trabalho. Dirigindo-se aos fiéis que participavam da missa de início ministerial de padre Dinamar, o bispo disse. “Que vocês ajudem o padre nisto, pedindo sua presença e sugerindo visitas missionárias”, proferiu dom Vicente.

Ao final da missa, padre Dinamar agradeceu aos padres amigos que concelebraram com dom Vicente – Frei Rodrigo Antônio de Jesus (OSA), vigário forâneo da Forania São Paulo da Cruz; padre Giovanni Cipriani (CP), superior Provincial dos Passionistas; diácono permanente Ernani, da Arquidiocese de Belo Horizonte e padre Gilvan Pereira Rodrigues, reitor da Diocese de Caetité – BA. O novo pároco também agradeceu aos paroquianos de todas as comunidades que estiveram presentes na celebração e aos ex-paroquianos de Betim. Após a leitura da provisão de seu início ministerial com pároco padre Dinamar falou de seus projetos à frente da paróquia São José e São Gabriel Passionista:

“Trabalharemos em comunhão com as diretrizes da CNBB, com o projeto de evangelização Proclamar a Palavra, da Arquidiocese de Belo Horizonte, e ainda mais com as diretrizes da 6ª Assembleia do Povo de Deus (VI APD), que apresentará suas diretrizes no dia 8 de dezembro que nortearam os trabalhos na Arquidiocese para os próximos quatro anos.”

A missa foi transmitida ao-vivo pelo facebook da Paróquia São José e São Gabriel Passionista. O vídeo e fotos da celebração podem ser conferidos em: https://pt-br.facebook.com/paroquiasaojosesaogabriel/