A Paróquia

A caminhada de fé da Paróquia São José e São Gabriel iniciou-se na década de 1960, quando os primeiros moradores do recém-criado bairro Milionários se uniram em um pequeno grupo de oração pelas casas. Naquela época, a igreja de referência mais próxima era a então Paróquia São Paulo da Cruz, sob a coordenação dos missionários Passionistas, congregação a qual pertencia Padre Flávio, que presidiu a celebração da primeira Missa no novo bairro.

Na década de 1970, a comunidade do Milionários passou a se reunir no salão da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) construído com o esforço dos moradores e ainda hoje localizado no mesmo local, à Rua Alfredina Amaral. Posteriormente, instalou-se uma pequena capela na rua Dona Luiza, nas proximidades da Escola Estadual Celso Machado. Nesse período, a capela do Milionários era uma das comunidades vinculadas à Paróquia São Paulo da Cruz. O bairro expandiu-se rapidamente ano após ano, tornando-se uma região amplamente residencial, com grande número de cristãos católicos. Foi nesse contexto que se iniciou a construção da sede definitiva da igreja. Em 19 de agosto de 1984, dom Serafim Fernandes de Araújo, então Arcebispo Metropolitano, presidiu a celebração na qual abençoou a pedra fundamental do projeto, cuja construção contou com o trabalho voluntário de dezenas de membros da comunidade, colaborando nas diversas etapas do projeto.

Com a obra concluída em 1988, inaugurou-se então a Igreja de São José e São Gabriel Passionista, ainda como uma comunidade da Paróquia São Paulo da Cruz. A igreja recebeu como padroeiros São José, pai de Jesus e esposo de Maria, santo de grande devoção na comunidade; e São Gabriel da Virgem Dolorosa, jovem irmão Passionista canonizado como o “santo do sorriso”. Pouco mais tarde, em 13 de novembro do mesmo ano, a Arquidiocese, em missa solene presidida também por dom Serafim, sagrou a igreja como paróquia e designou o padre Passionista italiano Paolo Petrica como o primeiro pároco. Mais tarde, em 1992, o Padre Gabriele Cipriane assumiu a paróquia e deu continuidade ao trabalho de seu antecessor.

Em 1995 a Congregação Passionista entregou a paróquia aos cuidados da Arquidiocese de Belo Horizonte. Em 05 de novembro daquele ano, o padre polonês Jorge (Jerzy) Wydrych, então da Congregação do Verbo Dinivo, foi designado como novo pároco. Padre Jorge atuou ativamente na consolidação da paróquia e no desenvolvimento das Comunidades, que concentraram um grande número de paroquianos.

Em 22 de setembro do 2019 a paróquia iniciou uma nova fase ao receber um novo pároco, padre Dinamar Gomes Pinto, que está a frente dos atividades pastorais e administrativas de todas as Comunidades, perseverando com o povo na caminhada de fé iniciada há mais de três décadas.

janeiro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb