Sacramentos

Os sacramentos são sinais visíveis e sagrados do amor de Deus entre nós, bem como sinais de libertação para a vida. Os mesmos “foram instituídos por Cristo e são sete: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio” (C.I.C n. 1210). Esses sinais destinam‐se à santificação dos fiéis, à edificação do corpo de Cristo e ao culto a ser prestado a Deus (cf. SC n. 59).

Assim, os sacramentos recobrem todas as etapas do dinamismo da vida humana. São os sinais da vida que Cristo oferece para libertar e santificar estas etapas do crescimento humano e de seu relacionamento com os outros em marcha para a consumação final (cf. Ap 22,1‐5).

O nascimento, a entrada na idade adulta, o casamento, a morte são acontecimentos que se tornam sinais da verdadeira dimensão da vida que o Pai quer para seus filhos. Estes acontecimentos, através do batismo e do sacramento da confirmação, tomam uma significação que exprime que fomos salvos, gerados e confirmados para uma vida nova. Contudo, não significam apenas a vida. Eles a comunicam de maneira verídica e eficaz. Neles, a proposta de Deus em Cristo torna‐se próxima de nós. Penetra em nosso coração e em nossa liberdade, suscita resposta ativa que nos liberta e faz viver sempre em maior plenitude.

No centro desses acontecimentos está o próprio Cristo que vem e se entrega totalmente. Isto acontece na celebração da Eucaristia. Ele vem como palavra viva. Entrega‐se numa presença que se comunica como alimento de vida. E no seu sacrifício que se renova, comunica a vida de comunhão com o Pai e com os demais irmãos.

Autoria: Padre Aparecido Barbosa

Confissão

O sacramento da Penitência é a continuidade, na força do Espírito Santo, da obra de cura e salvação de Jesus Cristo, e quem se aproxima deste sacramento pela misericórdia divina, obtém o perdão e é reconciliado com Deus e com a Igreja.

Ele pode também ser chamado de sacramento da Conversão, pois ao confessar-se os pecados volta-se para “casa”, para o abraço do Pai; de Penitência, pois exige um esforço pessoal e eclesial de conversão; de Confissão, dos pecados e da misericórdia de Deus; de Perdão e Reconciliação, pois nele encontra-se com o Amor que reconcilia.

A Misericórdia Divina nos oferece a oportunidade de conversão, restaurando a santidade e reconduzindo-nos ao caminho da vida eterna, através do sacramento do perdão.

No sacramento da Reconciliação, somos convidados a reorientar nossa vida para Deus, de todo coração, a romper com o pecado e mudar de vida. A conversão é obra da graça. Deus chega antes em nosso coração e nos dá força para começar de novo: o Espírito Santo nos dá a graça do arrependimento e da conversão.

A Igreja é o sinal e instrumento do perdão e da reconciliação. Cristo confiou o exercício do poder de absolvição ao ministério apostólico (aos bispos e seus colaboradores, os presbíteros). Temos, pois, a graça de nos aproximar desse sacramento após um profundo exame de consciência e sincero arrependimento, contando com a mediação da Igreja, que na pessoa do ministro ordenado, agindo na pessoa de Cristo, escuta nossa confissão e nos reintegra, nós pecadores, à comunidade, reconciliando-nos com Deus e com os irmãos e irmãs. “Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus.” (Mt 16,19)

Orientação para uma boa confissão

Preparar-se por meio de um bom exame de consciência; arrepender-se dos pecados; ter o propósito de não pecar; confessar-se com o padre e cumprir a penitência proposta por ele. É necessário confessar-se com humildade e sinceridade.

Para informações sobre os horários de atendimento das Confissões procure a secretaria da paróquia. Os contatos estão no menu superior do site.

Casamentos

No Matrimônio, homem e mulher constituem uma comunhão íntima por toda a vida e celebram o amor esponsal de nosso Deus. Essa união foi elevada por Cristo Jesus à dignidade de sacramento, para o bem dos cônjuges e das famílias, pois é capaz de exprimir a entrega de Cristo na cruz pela humanidade (cf. Ef 5,32). A Sagrada Escritura, ao narrar a criação do homem e da mulher à imagem e semelhança de Deus, ao tomar a união entre esposo e esposa como imagem da Aliança, e ao terminar com a visão das “núpcias do Cordeiro” (Ap 19, 9), revela a grandeza desse sacramento. Do princípio ao fim, a Escritura fala do Matrimônio e do seu “mistério”, da sua instituição e do sentido que Deus lhe deu, da sua origem e da sua finalidade, das suas diversas realizações ao longo da história da salvação, das suas dificuldades nascidas do pecado e da sua renovação “no Senhor” (1 Cor 7, 39), na Nova Aliança de Cristo com a Igreja.

Na Igreja católica o casamento é indissolúvel, por isso só é possível celebrar o Matrimônio uma única vez.

Preparação para o Matrimônio

Para informações sobre o Matrimônio, procure a secretaria da paróquia. Os contatos estão no menu superior do site.

Os noivos devem ser católicos e apresentar-se à secretaria da Paróquia pelo menos três meses antes da data pretendida para a celebração. Conforme a procura, esse agendamento deve ser feito com maior antecedência ainda. É importante fazer contato prévio com a Paróquia para se informar sobre detalhes do processo matrimonial, que envolve: o agendamento e apresentação dos documentos, os proclamas e a entrevista. Além do processo, exige-se a participação no encontro catequético pré-matrimonial.

Crisma

O Batismo, a Confirmação (Crisma) e a Eucaristia constituem o conjunto dos sacramentos da iniciação cristã, cuja unidade deve ser salvaguardada. Celebrar o sacramento da Crisma é necessário para se alcançar a plenitude da graça batismal. O Catecismo da Igreja Católica ensina que os batizados sacramentados pela Confirmação são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo, para assumir a missão de Jesus no mundo. O Espírito Santo é conferido pela oração da Igreja, pela imposição e unção, para que o fiel proclame o Evangelho e defenda a fé, por palavras e obras.

Preparação para a Crisma

Para informações sobre a Catequese, procure a secretaria da paróquia. Os contatos estão no menu superior do site.

É preciso ter, pelo menos, 14 anos de idade para iniciar a preparação e maturidade para o cumprimento da Missão profética no mundo para edificar a unidade da Igreja, do Corpo de Cristo, e defender a verdade do Evangelho nas diversas situações da vida.

O padrinho ou madrinha de Crisma deve ser católico, de modo que possa desempenhar a missão de apoiador do jovem na caminhada de fé da Igreja e não apenas por motivos afetivos.

Primeira Eucaristia

O Sacramento da Eucaristia nos permite participar, semanalmente, com toda a comunidade, do memorial da Páscoa do Senhor. Jesus instituiu esse sacramento na última ceia, confiando à Igreja o memorial da sua morte e ressurreição. É um sacramento da fé, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal em que se recebe a vida inteira (corpo e sangue) do Cristo. Assim, a vida do fiel se enche de graça e lhe é dado o penhor da glória futura. A Eucaristia é fonte e ápice de toda a vida cristã e eclesial, que está vinculada com a sagrada Eucaristia e a ela se ordena. Na Eucaristia, também está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa.

A Eucaristia nos convida a um estilo de vida que influencia a nossa maneira de pensar, de nos relacionar com as outras pessoas, com a família, com o mundo e com a natureza. À medida que vamos vivenciando e participando dos sacramentos configuramos nossa vida à vida do Cristo, vamos nos constituindo discípulos e discípulas no seguimento do Senhor: homens e mulheres que continuamente passam da morte para a vida.

Preparação para a Primeira Eucaristia

A catequese eucarística deve ser oferecida às crianças em idade específica e é dever dos pais e padrinhos procurar esse serviço da Paróquia para os seus filhos e afilhados. A catequese eucarística, a primeira comunhão e a posterior participação semanal na mesa do Senhor são direitos da criança batizada. Existem também catequeses destinadas aos adultos que desejam completar a sua iniciação ou ser iniciados na fé cristã. Neste caso, prevê-se o processo catecumenal, pelo qual aquele que será iniciado participa de todos os sacramentos da Iniciação Cristã, preferencialmente na celebração da Vigília Pascal.

Para informações sobre a Catequese, procure a secretaria da paróquia. Os contatos estão no menu superior do site.

Batismo

O Batismo é um sacramento da iniciação à fé cristã, uma celebração que promove a nossa identificação com Cristo em seu mistério pascal (cf. Rm 6,3-11).

Por ele, somos libertados do pecado original e regenerados como filhos e filhas de Deus, em Jesus Cristo, o seu Filho amado. Tornamo-nos membros do Corpo de Cristo e, incorporados à sua Igreja, somos feitos templos do Espírito Santo. O Batismo pode ser definido como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra.

Preparação para Batismo

Procure a secretaria da paróquia antes de marcar a celebração e conheça a proposta de preparação para o Batismo. Os contatos estão no menu superior do site.

Os padrinhos e/ou madrinhas devem ser católicos, para que possam desempenhar a missão de colaboradores dos pais no compromisso de educar a criança na fé da Igreja e não apenas por motivos afetivos.

Apresente a documentação exigida e, de preferência, batize em sua paróquia de residência. Sendo o Batismo realizado em outra igreja, peça o comprovante de participação na catequese batismal e informe-se também onde o Sacramento será celebrado.